quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Trocar soberania por dinheiro, ou...? Sair do Euro!

Estava escrito nas estrelas, só não nos foi dito ao aderirmos à CE, por motivos óbvios. O brio nacionalista não concordaria em participar da CE, alegando perda de soberania e ingerência estrangeira na administração interna.
Um dos maiores incentivadores da entrada na CE, Mário Soares, não sabia ou escondeu esse tão importante e delicado detalhe  propositalmente?
Fomos iludidos, compraram a nossa autonomia com empréstimos a fundo perdido e,  não bastasse isso,  incentivaram governos corruptos a contrair dívidas no mercado externo a juros baixos, para em seguida aumentá-los, tornando impraticável o seu pagamento: se a riqueza produzida no País mal dá para custear os custos da dívida, como diminuir seu tamanho?
Há algum tempo (28 de Março de 20011), expressei que o Banco Central Europeu teria que colocar gente da sua confiança nos Bancos Centrais dos países membros, para ter controle sobre a moeda única. Não foi adivinhação, mas sim uma conclusão lógica, baseada nas razões que apresentei na ocasião.
Quando vier a ocorrer a intervenção natural do sistema, o que é uma questão de tempo, qual a diferença? Estamos economicamente dependentes, FMI e BCE já decidem no Governo de PPC o custo da dívida que a nós, povo, cabe pagar! Se tivéssemos responsáveis honestos no Banco de Portugal, escândalos como o BPN e outros aconteceriam?  Possivelmente não, mas se ocorresse, com certeza responsabilidades seriam exigidas.
Estou fora do País há muitos anos e, com esta opinião, posso não parecer patriota, o que não corresponde à verdade. Faço a pergunta que não quer calar: o que dizer dos governantes que, premeditadamente,  nos arruinaram?

Nenhum comentário:

Postar um comentário