segunda-feira, 28 de março de 2011

Merkel nomeará novo Presidente do Banco de Portugal

Resido num País muito rico com seu povo pobre, há 38 anos.
 Durante 21 anos, até 1994, convivi com instabilidade econômica insuportável, com inflação mensal que chegava aos 80%. Nenhum economista estrangeiro entendia como podíamos conviver com índices de inflação tão elevados.
Os produtos nos supermercados eram remarcados de hora em hora, Os salários eram corroídos, de um dia para o outro, novos programas econômicos eram lançados desestabilizando a economia. A toda  hora as regras do jogo econômico mudavam. 
 Não entendia nada de economia. Via na causa do problema o País ser grande, necessitar de muitos investimentos sociais como: saneamento básico, escolas, postos de saúde e muitos outros em infra-estrutura geral, como estradas, aeroportos, portos e outros.  A população aumentava muito rápido, triplicou em 50 anos.
Em 1994 foi posto em prática mais um plano econômico, o Real e, com ele, outras medidas de ajuste foram feitas para equilibrar os gastos públicos. Venda de Estatais deficitárias, controle dos gastos públicos em 60% do orçamento com o funcionalismo Público e venda dos bancos Estaduais ( o Brasil é uma confederação dividida em Estados ). Do conjunto das medidas, a venda dos Bancos Estaduais foi fundamental. Era aqui que queria chegar para poder fazer uma relação com o que se passa na CE.
O Brasil tem um Governo Federal ( comparável com o governo de Bruxelas) e os Estaduais (como os dos países membros da CE ). Os Estados mal administrados por políticos mentirosos usavam seus Bancos Estaduais para cobrir os rombos nas contas públicas e, para isso, recorriam a empréstimos externos a juros altos. Quando a cobrança era feita, passados alguns anos, outro Governo sem dinheiro tinha que recorrer ao Banco Central para que saldasse junto ao credor externo suas contas. Pego desprevenido, o BC contraia nova dívida externa (chegou a ser a maior do Mundo na altura ) e emitia mais moeda, gerando inflação.
 O que se passou  por aqui no Brasil tem relação com o que está acontecendo na CE? Se tiver, o que vai acontecer em breve com o Banco de Portugal e dos outros Países membros não confiáveis? Não podendo ser  vendidos...! Isso mesmo, vão perder autonomia, vão ser geridos por executivos estrangeiros, nomeados pelo BCE para  fazerem relatórios confiáveis.  Ao aderirmos à CE perdemos a autonomia para administrar nossa economia e não só. Alguma dúvida? Somos ou não somos incompetentes. Nisso Merkel tem razão, só não entendi ela elogiar Sócrates. Mário Soares, o patriota, tem muita explicação a dar sobre esta situação!
Termino afirmando, não me levem a sério, continuo a não entender nada de Economia, só reconheço um pouco de safadeza na política. Como mentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário