domingo, 17 de fevereiro de 2013

Preço justo.


Meus parcos conhecimentos de avaliação de vinho aprendi  na prática, no trato das vinhas, na apanha e no pisar das uvas no antigo lagar de granito. Experimentei o paladar do vinho novo até envelhecer.  Na mesma safra, os vinhos produzidos por pequenos produtores na mesma região têm sabor e teor alcoólico diferente. Razões contribuem para isso:  solo e local das vinhas, tipo de uva, combate às pragas, condições do tempo, inclusive, na vindima, o cuidado na produção  e conservação do vinho.  Técnicas modernas aperfeiçoaram o processo  e a qualidade do vinho.
Está no sangue e,  nas minhas idas ao supermercado, costumo passar pela seção de vinhos e namorar novos rótulos.  Começo pelas promoções, não sou rico, verifico o formato da garrafa (mania que o casco de mais valor, fundo em cone,  contém melhor vinho), a casta, o teor alcoólico, o ano da colheita (se a safra é mais antiga)  e sua  procedência.
Hoje, ao almoço, saboreei  e gostei  do português Velharia, Labrugeira, reserva 2008, 13,5% vol, vinho regional  de Lisboa...!!! Gosto da casta “Syrah”, esta safra está no ponto, encorpado, saboroso, desce macio e seu preço é justo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário