quinta-feira, 21 de junho de 2012

Mitos do automóvel (1)


Afirmações incorretas consideram o automóvel antigo mais seguro no que diz respeito à sua estrutura e resistência a batidas. Dizem: a chapa era mais grossa! Sim! Mas mal sabem que a “resistência” a batidas matou e feriu gravemente muitas pessoas! Muita da evolução reside na segurança passiva de absorção a impactos. Numa forte batida, a carroceria é projetada para funcionar como uma sanfona, absorver o impacto e preservar quem vai no veículo.
Até meados da década de 60 o VW ( fusquinha ou carocha),  vinha com um tubo de aço ligando o volante à caixa de direção.  Muitos motoristas morreram, ao baterem de frente, com hemorragias internas pelo impacto do volante no peito. Esse tubo mudou: numa das extremidades, junto à caixa de direção, adaptaram um pedaço do tubo deformável após impacto. Muitas vidas foram salvas com essa pequena mudança. Tem mais: na frente e na traseira das carrocerias monobloco existem estruturas de absorção. Devido a isso, numa forte batida, os danos visíveis são grandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário