Afirmações incorretas consideram o
automóvel antigo mais seguro no que diz respeito à sua estrutura e resistência
a batidas. Dizem: a chapa era mais grossa! Sim! Mas mal sabem que a “resistência”
a batidas matou e feriu gravemente muitas pessoas! Muita da evolução reside na segurança passiva de absorção a impactos. Numa forte batida,
a carroceria é projetada para funcionar como uma sanfona, absorver o
impacto e preservar quem vai no veículo.
Até meados da década de 60 o VW ( fusquinha ou carocha), vinha com um tubo de aço ligando o volante à
caixa de direção. Muitos motoristas morreram, ao baterem de frente, com hemorragias
internas pelo impacto do volante no peito. Esse tubo mudou: numa das
extremidades, junto à caixa de direção, adaptaram um pedaço do tubo deformável
após impacto. Muitas vidas foram salvas com essa pequena mudança. Tem mais: na frente e na
traseira das carrocerias monobloco existem estruturas de absorção. Devido a
isso, numa forte batida, os danos visíveis são grandes.
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