sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Grandes portugueses!


Numa de suas, muitas, entrevistas ( como fala!), o maior $ociali$ta do planeta disse que se orgulhava de ver o desenvolvimento do interior do país. Presumo que não conheça!  Fala o que ouve dos amigos nos palanques das campanhas eleitorais. Triste realidade não assumida por estes senhores políticos. 
De ano para ano fico mais triste em ver a quantidade de fazendas abandonadas. Rico chão, se cuidado, dá fartos alimentos. Mas não é mais assim, videiras e centenárias oliveiras, para não falar de outras árvores frutíferas, são sufocadas pelos tojos e as silvas numa agonizante morte anunciada. Para quem conheceu esses campos, mais cuidados que jardim florido, dá tristeza ver o seu calamitoso  fim. Os idosos, que da terra cuidam com amor, não deixam raízes. As novas gerações fogem do trabalho do campo como o diabo da cruz, o conhecimento de gerações e gerações que nos precederam foi esquecido, até essa herança nos foi sequestrada. Foi essa cultura do manejo da terra que nos sustentou, matou a fome da grande maioria dos portugueses durante muitas centenas de anos. Ao ser implantado o atual estado social esqueceram-se das nossas bases, esqueceram-se do interior, esqueceram-se do homem do campo e aí ele migrou para as cidades e emigrou para outros países. Ficaram as cidades mais inchadas de gente, dando origem a uma pior qualidade de vida dos seus habitantes e as aldeias, despovoadas, foram minguando ficando só os idosos.
Neste tempo mediático, qualquer político irresponsável, bom de conversa, sobrevive no fausto das suas anunciadas competências. Não fosse a política teriam que trabalhar, como não têm apetência para dar duro na vida, alguns ficariam à guarda da justiça, com bem menos mordomias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário