quarta-feira, 9 de março de 2011

Lápis de pedra

Lápis de pedra
Em termos de ensino sou da idade da pedra, uma vez que, quando comecei a ser alfabetizado, meu caderno era uma lousa de pedra onde escrevia, em ambos os lados, com um lápis de pedra. A borracha era uma almofada de pano umedecida com água, e na falta deste cuspia na lousa e limpava com o antebraço.
 Para uma criança era um estresse extra o cuidado com a bolsa de pano caseira para não bater nem deixar cair no chão, ferramentas de ensino, tão frágeis.  Chegar a casa com as lascas de pedras quebradas era pancada na certa, pois isso representava uma despesa extra, difícil  de conseguir no árduo trabalho do cultivo agrícola de subsistência.

Um comentário:

  1. Caro amigo Carlos, ao lêr esta tua apresentação " QUEM SOU EU ", quando cheguei ao fim do texto, vieram-me algumas lágrimas aos olhos ( um Homem também chora), não foi por aquilo que afirmaste, mas porque eu também o senti no corpo, com as tuas palavras sábias e muita simplicidade, dás-nos tudo o que fomos em Crianças, além do frio que passa-mos, alguns companheiros de carteira que vinham das Fontanheiras, tinham de percorrer cerca de 4 Km. por caminhos ingremes e cheios de àgua das chuvas, naquela época os invernos eram muito rigorosos, tanto de chuva como de frio, alguns até usavam um saco de pano dobrado das batatas, a fim de fazerem um capuz para se protegerem da chuva.


    Carlos recebe um abraço


    João Celestino

    ResponderExcluir