domingo, 15 de abril de 2012

Brasil é isso mesmo? É mais!


Recebi um email, abro e leio a pergunta – é isso mesmo?

Vejo que se trata de publicidade política de uma megalópole, São Paulo!

Começa com uma foto da cidade mostrando o rio Tietê despoluído, com um conjunto de modernos arranha céus numa das margens, pensei: este Tietê não conheço.

Nas fotos seguintes concessionárias de marcas de automóveis famosas, iates, a segunda cidade com maior número de jatos particulares no mundo, a maior com aviões agrícolas e helicópteros particulares, cinco milhões de automóveis, centenas de restaurantes e casas de espetáculos. A cidade com maior colônia de Italianos, Portugueses, Japoneses, só perde para as cidades dos países de origem dos emigrantes. O número de seus habitantes é maior que a população de muitos países, já supera os 10 milhões. Outros números são impressionantes, do Produto Interno Bruto e Renda Per Capita, concentra 70% da riqueza do Brasil.

No ano passado visitei uma média “fazendinha” com 80 Km de comprimento por 50 Km de largura com plantações de laranja para exportação, café e seringueiras.  Pista de pouso para aviões e demais infraestruturas. Todas as plantações com irrigação automática,.

 Sim é isso mesmo, a imagem externa que sobressai é de índios e favelados, afinal, neste rico continente de nome Brasil a riqueza não está bem dividida. Além das políticas concentradoras de riqueza, outros fatores devem ser considerados que levam a isso: em meio século a população triplicou, está tudo por fazer: obras de infraestrutura, escolas e hospitais não acompanham o acelerado crescimento da população. Em 1950 tinha pouco mais de 50 milhões, no final de século mais de 150 milhões e hoje já são 190 milhões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário